Gerenciamento de projetos
Gestão de Projetos
A área de Gestão de Entregas (GE) fornece direção e suporte relacionados ao Gerenciamento de Projetos e Programas de TI para iniciar, planejar, executar, monitorar/controlar e encerrar com sucesso projetos de Tecnologia da Informação que apoiem o objetivo da TechMax Soluções de oferecer serviços eficientes, eficazes e inovadores.
- A GE é a entidade organizacional designada para as responsabilidades de:
- Gerenciamento Direto e Suporte a Projetos e Programas de TI
- Fornecer Recursos de Gerenciamento de Projetos (Gerente de Programa, Gerente de Projeto, Analista de Negócios, Redatores Técnicos)
- Promover a Colaboração Cruzada entre nossos departamentos e nossos clientes
- Treinamento e Suporte em Serviços de Gerenciamento de Projetos
- O objetivo da GE é:
- Estabelecer processos de gerenciamento de projetos repetíveis
- Fornecer orientação e treinamento em gerenciamento de projetos
- Fornecer ferramentas, modelos e informações para o sucesso do projeto
- A GE trabalha com partes interessadas para melhorar as taxas de sucesso do projeto por meio de:
- Adesão aos processos
- Alinhamento das solicitações de negócios aos Projetos e programas de TI
- Serviços em apoio a um Portfólio de Gerenciamento de Programas em qualquer esfera (Municipal, Estadual, Nacional ou Global) em em qualquer espectro (Projetos, Programas e/ou Portfólios)
- A abordagem da TechMax para o gerenciamento de projetos é fundamentada no Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Sistemas (SDLC), oferecendo aos gerentes de projeto um processo consistente para guiá-los pelas várias fases do gerenciamento de projetos e garantir a execução bem-sucedida dos Projetos de TI. O SDLC deve ser adotado por todos os gerentes de projeto para promover o desenvolvimento de sistemas seguros, confiáveis e eficientes. Os benefícios de um bom gerenciamento de projetos e a adesão ao SDLC incluem a melhoria da capacidade de entregar projetos dentro do prazo, escopo e orçamento estabelecidos, além de atender às necessidades de negócios dos interessados.
- Alinhado com nossa metodologia OPTICA, o foco geral é Pessoas, Processos e Tecnologias
- Pessoas: Fornecer recursos de gerenciamento de projetos
- Processos: Estabelecer processos de gerenciamento de projetos replicáveis
- Tecnologias: Fornecer modelos e ferramentas tecnologias de auxílio a digitalização do trabalho
O que é um Projeto de TI ?
"Projeto de TI" significa qualquer projeto de tecnologia da informação (desenvolvimento, infraestrutura, operações, finanças etc.) que atenda a um ou mais dos seguintes critérios:
- Custo total estimado igual ou superior à R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais)
- Duração superior a 3 meses;
- Parte do conjunto de Projetos de Desenvolvimento de TI de Grande Escala da TechMax (se aplicável);
- Designado pelo gerente de projetos como um projeto que requer atenção e consideração especial.
Para obter informações sobre a supervisão de projetos de grande escala de desenvolvimento de TI, consulte a seção de Projetos de Desenvolvimento de TI do site da TechMax Soluções.
Serviços de Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de Projetos em Tempo Integral no Local
O tempo integral destina-se a projetos grandes e complexos com um impacto significativo na agência. Esses projetos têm uma duração esperada de 4 a 24 meses, múltiplos interessados, envolvimento entre departamentos, agências e/ou fornecedores.
Como podemos ajudar:
- Atribuir um Gerente de Projetos exclusivamente ao seu projeto
- Analisar as necessidades comerciais e se envolver no desenvolvimento de soluções
- Gerenciar todas as fases do projeto (do início ao fim)
- Conduzir a gestão de riscos e problemas
- Gerenciar a comunicação com as partes interessadas
- Agendar/Facilitar todas as reuniões da equipe
- Manter o orçamento do projeto
- Relatórios regulares/ad hoc sobre o status do projeto
Gerenciamento de Projetos em Meio Período no Local/Remoto
O meio período é apropriado para projetos de pequeno a médio porte, com duração de 2 a 6 meses, poucos interessados, um ou até dois departamentos e/ou agências. O meio período destina-se a fornecer estrutura ao projeto, mas tem menos envolvimento do que o período integral.
Como podemos ajudar:
- Atribuir um Gerente de Projeto (até 50%)
- Conduzir a gestão de riscos e problemas
- Documentação de alto nível do projeto por meio de fases pré-acordadas do projeto
- Visão geral de todas as fases do projeto (do início ao fim)
- Agendar/Facilitar reuniões pré-acordadas
- Relatórios regulares sobre o status do projeto
Coordenador de Projeto **
A coordenação destina-se à revisão e encaminhamento de solicitações e às necessidades de agendamento por uma duração pré-acordada que se concentra preliminarmente em sistemas internos ou melhorias de processos.
Como podemos ajudar:
- Atribuir um Coordenador de Projeto (até 25%)
- O Staff do PMO fornecerá orientação conforme necessário
- Revisar/encaminhar as solicitações
- Ajudar a coordenar as atividades do projeto
- Agendar reuniões do projeto
- Distribuir Emails de Status do Projeto
Consulta **
Um compromisso de consultoria de prazo limitado no qual você trabalha em estreita colaboração com o gerente de projeto atribuído para avaliar sua situação, problema ou necessidade. Os resultados possíveis incluem recomendações por escrito, planos ou documentação, treinamento e/ou um compromisso de curto prazo em seu projeto. (Observação: este serviço é destinado a outras Agências)
Como podemos ajudar:
- Reconduzir um projeto (ou equipe) que se desviou do caminho ou ficou atrasado em relação ao cronograma
- Auxiliar na implementação das melhores práticas dentro da sua equipe de projeto
- Apresentar sua equipe aos recursos do PMO e como usá-los
- Fornecer treinamento para sua equipe
Serviço de Análise de Negócios
O Analista de Negócios investiga situações comerciais, identifica e avalia opções para melhorar os sistemas de negócios, define requisitos e assegura o uso eficaz de sistemas de informação para atender às necessidades do negócio. As soluções frequentemente incluem o desenvolvimento de sistemas de software, componentes de infraestrutura, mas também podem consistir em melhoria de processos, mudança organizacional ou desenvolvimento de planejamento estratégico e políticas.
Como podemos ajudar:
- Fornecer uma visão holística de um processo ou sistema de negócios
- Oferecer recomendações de melhoria de sistemas de negócios
- Documentação abrangente dos requisitos de negócios do sistema de TI
- Elicitação de requisitos como histórias de usuários em apoio ao desenvolvimento de software ágil
- Fornecer necessidades de Teste de Aceitação do Usuário
- Criação e Gerenciamento de Matriz de Rastreabilidade de Requisitos
Serviços de Redação Técnica
O Redator Técnico será responsável por apoiar o processo de revisão de solicitações de Projetos de TI e outras atividades relacionadas a projetos de TI, incluindo a criação de manuais operacionais técnicos e comerciais, diretrizes. Criar documentos de suporte para comunicar informações comerciais e técnicas complexas de forma mais fácil. Eles também desenvolvem, coletam e disseminam informações (técnicas, comerciais) entre as partes interessadas.
Como podemos ajudar:
- Escrita de Solicitação
- Realizar revisões de solicitações da Agência
- Apoiar o trabalho de análise relacionado à aquisição
- Apoiar melhorias no processo de aquisição, incluindo relatórios e modelos
- Elaborar e revisar aquisições de bens e serviços de TI
- Criar, manter e atualizar
-
- Manuais Técnicos / Comerciais
- Diretrizes Operacionais
- Ajudas de Trabalho
- Revisar, revisar, modificar ou editar documentos preparados por outros
- Fornecer suporte de escrita, edição a outros
- Revisar e avaliar artefatos de projetos de TI quanto à qualidade do trabalho, adequação e conformidade com os padrões do Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Sistemas (SDLC)
- Revisar e avaliar artefatos de projetos de TI quanto à qualidade do trabalho, adequação e conformidade com os padrões do Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Sistemas (SDLC)
Escopo de Serviços
Governo |
|
Corporação |
|
SMBS |
|
Necessidades de Serviços
Para cada projeto, forneça as seguintes informações por e-mail para info@techmaxsolucoes.com.br
- Nome do Projeto
- Escopo do Projeto (alto nível)
- Responsável pelo Projeto (POC)
- Data de Início e Término do Projeto
- Por favor, anexe quaisquer documentos relacionados ao projeto.
Contato
R. Palmira Francisca Fontoura, 39 - 2° Piso - Jardim Terras de Santo Antonio, Hortolândia - SP, 13185-547
Maxwell Morais
CEO - TechMax Soluções
info@techmaxsolucoes.com.br
+55 19 3809-0209